volta a página principal volta a página principal
 
   

CURRICULUM

A Dra Monica Paschoal Nogueira é paulistana, formada em Medicina pela Universidade de São Paulo, com residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tem especialização em Ortopedia Pediátrica, Coluna Vertebral e Fixadores Externos. Foi Fellow do Centro de Alongamento e Reconstrução Óssea de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos, em 2000, com treinamento na técnica de tratamento conservador do pé torto congênito pela técnica de Ponseti com um de seus mais fiéis seguidores, Dr John Herzemberg.

 


Participou do Simpósio Internacional de Ortopedia Pediátrica em San Francisco, em maio de 2000, onde conheceu pessoalmente o Dr Ponseti, que estava mostrando alguns de seus pacientes com ótimos resultados clínicos.

Foi monitora de workshop de manipulações e gesso no Simpósio Internacional de Tratamento Conservador do Pé Torto Congênito com a técnica de Ponseti, em setembro de 2001, no Rubin Institute for Advanced Orthopaedics, em Baltimore, Maryland.

Em novembro de 2001 apresentou o método e os resultados clínicos com esta técnica para os ortopedistas e residentes da Unesp, em Botucatu, São Paulo. Houve também um workshop clínico com pacientes, com demonstração da manipulação e confecção dos gessos.

Em agosto de 2002 publicou, na revista Anais Paulistas de Medicina e Cirurgia, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, o artigo de atualização "Tratamento Conservador de Pé Torto Congênito Idiopático pela Técnica de Ponseti".

Em novembro de 2002, participou do Simpósio de Tratamento Conservador de Pé Torto Congênito pela técnica de Ponseti, em Iowa, EUA, com a presença dos Drs Ignacio Ponseti, Fred Dietz e Jose Morcuende. Nesse mesmo mês, foi ao segundo encontro de discussão sobre esse assunto em Botucatu.

Em abril de 2003, organizou o Simpósio Brasileiro sobre Tratamento Conservador do Pé Torto Congênito Idiopático pelo Método de Ponseti., conjuntamente com o Dr Reinaldo Volpi, da UNESP. Presença dos convidados internacionais José Morcuende, da Universidade de Iowa, EUA, Dr Shafique Pirani, da Universidade da Columbia Britânica, Vancouver, Canadá, e Dra Dália Sepúlveda, de Santiago, Chile. Convidados nacionais: Edílson Forlin, de Curitiba, Paraná, Henriqueta Merlotti, São José dos Campos, SP e Jung Ho Kim, de Passo Fundo, RS, Botucatu, UNESP, 25 e 26 de abril, 2003.

Em setembro de 2003 participou do curso sobre tratamento conservador de pé torto congênito pela técnica de Ponseti no Sinai Hospital, em Baltimore, Maryland, EUA, como monitora de workshop e palestrante, com o tema "A brazilian experience with Ponseti Method".

Em dezembro de 2003 participou do terceiro encontro sobre o tratamento conservador de pé torto congênito idiopático com a técnica de Ponseti em Botucatu, com a discussão e observação clínica de 20 crianças. Nessa ocasião, foi discutida a padronização do protocolo de tratamento com a técnica.

Aulas na Universidade de Arkansas, a convite do Dr James Aronson: Clubfoot treatment – Nerve Injuries in Lengthening. Little Rock, 16 de março, 2004.

3rd Meeting of the ASAMI International – Maio, 27-29, 2004. Istambul, Turquia. Membro da Comissão Científica – Ortopedia Pediátrica. Presidente da mesa da sessão de temas livres de Ortopedia Pediátrica.

Em 19 de agosto de 2004, ministrou aula no Hospital Regional de Taguatinga em Brasília – DF, a convite do Dr Aloísio Bonavides, (presidente da SBOT – DF) sobre pé torto congênito – tratamento conservador pela técnica de Ponseti.

Em 27 e 28 de agosto de 2004, ministrou aula e foi instrutora de workshop no curso teórico-prático: Aplicação do Método de Ponseti no Tratamento do Pé Boto. O método de Ponseti no Brasil – 237 pés tratados em 5 diferentes serviços. Funchal, Ilha da Madeira, Portugal, 27 e 28 de agosto de 2004.

III Congresso Mundial da Federação das Sociedades de Ortopedia Pediátrica – VI Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica. Salvador, Bahia. Setembro, 3-6, 2004. Autora do tema livre: Treatment of idiopathic clubfoot by Ponseti tecnique – preliminary results in 144 clubfeet.

Aula no simpósio: Ponseti Method for Clubfoot Treatment, pré-curso do Baltimore Limb Deformity Course. Aula: Geting the message out: Ponseti method in Brazil. Sheraton Inner Harbour, Baltimore, EUA, 4 de setembro de 2004.

Aula no Centro Médico de Campinas, a convite do Dr José Luis Zabeo – parte do programa teórico da Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia do Centro de Estudos do Centro Médico Campinas. Aula: pé torto congênito. Campinas, 13 de setembro de 2004.

VII Congresso Internacional de Fixadores do Comitê ASAMI – Gramado, 30 de setembro a 02 de outubro, 2004. Presidente da mesa de conferência: Distraction treatment for foot deformity

Em dezembro de 2004, esteve em Botucatu, na UNESP para acompanhar os pacientes do ambulatório de tratamento de pé torto pela técnica de Ponseti, então com 2 anos de acompanhamento.

American Academy of Orthopaedic Surgeon 72th Annual Meeting – Washington, DC, EUA. Fevereiro,23-27, 2005.
Esteve no curso 172: Clubfoot: Current Trends in Management. Feb 23, 2005 John Herzenberg, Vincent Mosca, Frederich Dietz, Richard Davidson

Participação no II COTESP – Congesso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo – 7 a 9 de abril de 2005. Hotel Bourbon, Atibaia. Temas livres:
Resultados Preliminares do Tratamento pelo Método Ponseti em Pés Tortos Artrogripóticos
Tratamento do pé torto congênito idiopático pelo método Ponseti – resultados preliminares em 256 pés tortos

11 Congresso Norte Nordeste de Ortopedia e Traumatologia e CIOT 2005 – Hotel Ritz Lagoa da Anta, 21 a 23 de abril de 2005.
Conferência: Pé Torto Congênito – Método de Ponseti

Participação no IV Ponseti Kurs Hamburg. Alemanha, 25 de junho de 2005. Palestras: “Behandlungskonzepte – international”, “Die Ponseti Methode in Brasilien”

Organização do segundo curso de Tratamento de Pé Torto Congênito pela Técnica de Ponseti – UNESP – Botucatu – 26 a 28 de abril, 2005

Organização do segundo curso de Tratamento Conservador de Pé Torto Congênito pela Técnica de Ponseti em Pequim, China, Second Interbational Conference on Birth Defects and Disabilities in the Developing World. Setembro, 11 – 14, 2005.

Trabalhos publicados sobre o tema:

Tratamento conservador do pé torto congênito idiopático pela técnica de Ponseti. Autora. Anais Paulistas de Medicina e Cirurgia. Publicação da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Paulo. V.129 (3), p.64-68, 2002.

Tratamento conservador do pé torto congênito idiopático pela técnica de Ponseti. autora. Co-autores: Waldir Wilson Vilela Cipola, Paulo Oliveira Machado, Juliano Valente Lestingi, Rodrigo de Luca Nogueira Mota. Técnicas em Ortopedia, v.5, p. 4663-4667, 2005.

Desde 2001 desenvolve o trabalho de aplicação da técnica de Ponseti, com ótimos resultados, que foram apresentados no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, na cidade de São Paulo, em novembro de 2002.