volta a página principal volta a página principal
 
   

Notícias e Novidades

II Simpósio Brasileiro sobre o Tratamento Conservador do Pé Torto Congênito Idiopático pelo Método de Ponseti
Clique na imagem abaixo para ver o programa

Clique aqui para ver o programa
 

NOSSA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA RELATADA EM BALTIMORE, MARYLAND, EUA
TÉCNICA DE PONSETI COMO REFERÊNCIA BRASILEIRA PARA TRATAMENTO CONSERVADOR
PRIMEIRO SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE O TRATAMENTO CONSERVADOR DE PÉ TORTO CONGÊNITO PELA TÉCNICA DE PONSETI
PÉ TORTO CONGÊNITO - TRATAMENTO ATUAL. HOSPITAL DA BALEIA - BELO HORIZONTE - MG
CONGRESSO BRASILEIRO DE ORTOPEDIA PEDIÁTRICA BELO HORIZONTE - MG
PÉ TORTO CONGÊNITO - TRATAMENTO ATUAL. HOSPITAL DA BALEIA - BELO HORIZONTE - MG
Simpósio de Tratamento Conservador de Ponseti
Botucatu II
Homenagem
A técnica de Ponseti na UNESP - Botucatu - Estado de São Paulo
Ponseti no Hospital Materno - Infantil Antoninho da Rocha Marmo em São José dos Campos -SP
Simpósio Internacional do Tratamento do Pé Torto Congênito pela técnica de Ponseti
Ponseti no Chile
Ponseti na África
Ponseti em Dallas
   

NOSSA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA RELATADA EM BALTIMORE , MARYLAND, EUA
Em setembro de 2003, no curso de Tratamento Conservador de Pe Torto pela Técnica de Ponseti no Sinai Hospital , em Baltimore, Maryland, EUA, foi apresentada pela Dra Monica Nogueira a palestra “A brazilian experience with Ponseti Method”, com o resultado inicial, após a fase de gesso, de 68 pés tratados pela técnica em 40 pacientes. Foram apresentados diversos casos clínicos, foi feito workshop em modelos plásticos, e ouvimos também as experiências preliminares da introdução do método na Alemanha, em Hamburg, com Dr Marc Sinclair, em Viena, na Áustria, com o Dr Christof Radler, e em Israel, com o Dr Noam Bor. Milind Chaundray, de Bombaim, na Índia, apresentou a utilização biomecânica da técnica de Ponseti para tratar pés adultos inveterados com a deformidade, utilizando fixador externo. Dr Norgrove Penny apresentou os resultados do terceiro ano de trabalho de introdução da técnica de Ponseti na África, na Uganda, em Malawi e Kampala, e a expansão desse projeto, com apoio internacional. Apresentou também as bases de trabalho administrativo com enfoque de saúde pública para a expansão desse projeto, como está acontecendo no Camboja e também na Índia.

 

TÉCNICA DE PONSETI COMO REFERÊNCIA BRASILEIRA PARA TRATAMENTO CONSERVADOR
No livro de Ortopedia Pediátrica produzido e lançado pela SBOT ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) no Congresso Brsileiro de Ortopedia em Recife, em novembro de 2003, a técnica de Ponseti é apresentada como melhor opção de tratamento conservador para o pé torto congênito.


SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRATAMENTO DE PÉ TORTO CONGÊNITO PELA TÉCNICA DE PONSETI EM BOTUCATU
      Simpósio  foi realizado na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo - BotucatuNos dias 25 e 26 de abril de 2003 foi realizado o primeiro simpósio Internacional de Tratamento Conservador de Pé Torto Congênito pela técnica de Ponseti, na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo, em Botucatu.

     


      Nos dois dias, os sessenta participantes de diversas regiões do Estado de São Paulo, e outros estados tiveram a oportunidade de aprender sobre a técnica diretamente dos Drs José Morcuende, da Universidade de Iowa, EUA, serviço do Dr Ponseti, DR Shafique Pirani, da Universidade da Columbia Britânica no Canadá e Dra Dália Sepúlveda, do Hospital de Niños Roberto Del Rio, Santiago, Chile.

      Houve, além das aulas teóricas, treinamento na confecção de gessos e workshops com modelos plásticos que explicavam a deformidade, e as peculiaridades da correção. Foram apresentados diversos pacientes, em várias fases do tratamento, e foi possível ampliar a discussão sobre a técnica, e suas dificuldades, assim como sua integração na realidade brasileira.

     
      Houve a participação de cinco colegas brasileiros que narraram sua experência brasileira com o método;

Dr Reginaldo Volpi - Botucatu - SP
Dra Monica Nogueira - São Paulo - SP
Dr Edílson Forlin - Curitiba - PR
Dr Jung Ho Kim - Passo Fundo - RS
Dra Henriqueta Rennó Merlotti - S J dos Campos - SP


      E também o Dr Francisco Violante - São Paulo - SP, que narrou a experiência de Baltimore ( EUA - serviço do Dr John Herzenberger e Dror Paley), neste tratamento.

Após o Simpósio, o Dr Morcuende visitou o Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP, a Santa Casa de São Paulo e a AACD.

PÉ TORTO CONGÊNITO - TRATAMENTO ATUAL. HOSPITAL DA BALEIA - BELO HORIZONTE - MG
    
No dia 24 de maio de 2003, sábado ortopédico sobre pé torto congênito no Hospital da Baleia, serviço do Prof Matta Machado, em Belo Horizonte - MG, a técnica de Ponseti foi apresentada e discutida entre colegas experientes no campo da ortopedia pediátrica.

CONGRESSO BRASILEIRO DE ORTOPEDIA PEDIÁTRICA BELO HORIZONTE - MG
    No V Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica, (18 a 21 junho de 2003), a técnica de Ponseti teve uma mesa de discussão de três temas livres apresentados com resultados brasileiros com a técnica. A discussão gerou muito interesse, e fortalecimento da utilização da técnica de Ponseti em nosso meio.

  • SIMPÓSIO DE TRATAMENTO CONSERVADOR DE PONSETI
    "Direto da Fonte"

    A Dra Monica Nogueira participou, nos dias 15 e 16 de novembro de 2002, em Iowa City., do Simpósio de Tratamento Conservador do Pé Torto, comandado pelo próprio Dr Ponseti, Dr Fred Dietz, Dr Shafique Pirani e Dr José Morcuende.

    Foto : Dr Ponseti conferindo palestra Foto: Dr Ponseti avaliando uma criança
    Click na foto para ampliar
    Foto: Dra Monica Nogueira e Dr Ignácio Ponseti Foto: Dra Monica Nogueira, Dr José Morcuende e esposa, Dr Shafique Pirani e Dr John Herzemberg

    O Dr Shafique Pirani apresentou seu belo trabalho onde mostra os resultados do tratamento conservador pela técnica de Ponseti documentados através de ressonâncias magnéticas realizadas semanalmente. Essas imagens comprovam a remodelação das cartilagens dos ossos do pé - esta ocorre através das manipulações e posicionamento adequados nos gessos. Outro destaque do Simpósio foi a brilhante participação do Sr Martin Egbert, pai de uma criança nascida com pé torto e tratada pelo Dr Ponseti. Ele conta como a Internet foi importante para busca de informações sobre o tratamento do pé torto, como estas informações variam tanto de um centro a outro e como a Internet continua sendo fundamental na troca de experiências e testemunhos de pais com filhos tratados das mais diversas maneiras.

    O workshop foi muito interessante, com treinamento da manipulação e confecção de gessos em modelos plásticos, e a parte clínica foi enriquecida com confecção de gessos em crianças, tenotomia percutânea, e demonstração de pacientes com maior tempo de seguimento. Toda a platéia pode aproveitar a discussão do tratamento e das dificuldades, como por exemplo o que fazer nos casos de recidivas, ou como abordar a importância da ortese para pais que não estavam utilizando a órtese de maneira adequada.

    Foto : Dr Shafique Pirani explica a manipulação usando modelos plásticos durante o workshop

    A Dra Monica pôde perceber, neste simpósio, que as dificuldades na realização da técnica no Brasil são muito semelhantes às dificuldades vividas pelos centros americanos, em relação a dificuldades de transporte das crianças e dos pais na fase de gesso, e principalmente da fidelidade dos pais na fase do uso da órtese. Observa-se, ainda, que as soluções encontradas podem ser compartilhadas na nossa realidade. O tratamento conservador se afirma como uma solução para essa deformidade na maioria dos casos de pé torto congênito idiopático, exigindo no entanto muita dedicação tanto da parte dos médicos como dos pais dos pacientes. Surgiu um interesse dos médicos do Grupo Ponseti em visitar o Brasil , conferido palestras e fazendo workshops, com a finalidade de divulgar a técnica e treinar mais profissionais neste tratamento barato e eficiente, condições que o tornam bem adequado à realidade brasileira. Essa visita está prometida para 2003...

  • CONGRESSO BRASILEIRO DE ORTOPEDIA

    Trabalho Apresentado No dia 1 de novembro de 2002 foi apresentado, no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia em São Paulo, o trabalho TRATAMENTO CONSERVADOR DO PÉ TORTO CONGÊNITO IDIOPÁTICO PELA TÉCNICA DE PONSETI:
    resultados preliminares em 25 casos - de autoria de Monica Paschoal Nogueira, Jorge Luis Pedroso Borges e Jung Ho Kim.

    Resumo do trabalho:

    Out 2000-out 2002 - 30 pacientes:

    . 22 completaram fase de gesso;
    . 40 pés;
    . 18 pacientes PTC bilateral;
    . 3 pac PTC esq;
    . 1 pac PTC dir;
    . 7 SP / 12 RS / 3 SC;
    ..Inicio do tratamento aos 38 dias em média ( zero a seis meses)
    . 22 pacientes - 40 pés - chegaram ao fim da fase gesso,usando órtese de abdução;
    .seguimento de 7 meses em média ( 3 a 12 m)
    Total de gessos : média de 6 (4 a 8 gessos)

    Problemas encontrados:
    . Queda de gesso inguinopodálico em 1 caso
    . 1 desistiu após a correção
    . 3 uso inadequado órtese
    . 4 varo dinâmico no período uso noturno DB

    .Grande desafio: Adesão ao uso adequado da órtese
    .- 40 pés
    . 5 recidivas                2 tratadas com gesso
            (12,5%)               3 tratamento cirúrgico
    . 3 pés operados em 40 : 7,5% cirurgia


  • BOTUCATU II

    No dia 23 de novembro, realizou-se o segundo encontro-simpósio de pé torto congênito pela técnica de Ponseti, onde a Dra Monica Nogueira esteve com médicos assistentes ortopedistas da Unesp e um entusiasmado grupo de residentes, que selecionou 10 pacientes em tratamento para discussão e confecção de gessos. Os resultados clínicos observados são bastante animadores, e algumas das crianças com o tratamento iniciado em 2001 já andavam sozinhas com os pés plantígrados... Foram discutidos diversos aspectos atuais do tratamento que foram discutidos no congresso de Iowa, EUA, no dia 15 de novembro de 2002, permitindo assim uma atualização bem dinâmica. Foi apresentado e discutido também um vídeo produzido na Uganda pelo Dr Shafique Pirani, mostrando o método de Ponseti já sendo ensinado e utilizado na Tanzânia e na Zâmbia, e que reforça que é possível constituir uma "cruzada" com o tratamento conservador do pé torto, para que este possa alcançar também as regiões menos favorecidas.Esse belo projeto conta com a ajuda de diversas entidades governamentais e não governamentais, africanas e internacionais. Esperamos envolver cada vez mais novos centros de tratamento e hospitais universitários ou outros projetos que propiciem atender mais crianças com esta patologia.

    Mapa : A cidade de Botucatu no Estado de São Paulo



  • HOMENAGEM

    Agradeço de coração o carinho dos pais do Guilherme, do Vitor, do Vinicius, do Gabriel e da Mariana pela linda festa surpresa do dia 17 de novembro de 2002. Agradeço também à Ana, mãe do Guilherme e à Cássia, mãe do Igor, que tem ajudado bastante na divulgação da técnica e no suporte de outros pais com os filhos em tratamento. Dra Monica.
    • A técnica de Ponseti na UNESP - Botucatu - Estado de São Paulo
      Em novembro de 2001, a convite do Dr Reinaldo Volpi, foi realizado um workshop com a técnica conservadora de tratamento de pé torto congênito pela técnica de PONSETI, com a visita da Dra Monica Nogueira às dependências da Universidade.
      O encontro consistiu de uma aula, e tratamento gessado de 3 crianças, acompanhado pelos médicos ortopedistas assistentes e residentes que auxiliaram entusiasmados na manipulação e confecção dos gessos.
      A partir desse encontro há possibilidade de colaboração em um ambulatório local de tratamento dessa patologia, para este ano.

    • Ponseti no Hospital Materno - Infantil Antoninho da Rocha Marmo em São José dos Campos -SP
      A Dra Maria Henriqueta Rennó Merlotti, ortopedista pediátrica de São José dos Campos, recebeu também a visita da Dra Monica Nogueira, e juntas confeccionaram gessos à técnica de Ponseti em duas crianças com 2 e 4 meses que estavam sendo tratadas com a técnica de gessos convencional, neste mês de janeiro. As irmãs Anastácia e Cidinha, das Pequenas Missionárias, auxiliam o ambulatório, que é um bom exemplo do atendimento SUS com qualidade.

    • Simpósio Internacional do Tratamento do Pé Torto Congênito pela técnica de Ponseti
      Em setembro de 2001, foi realizado em Baltimore, Maryland, um Simpósio sobre o Tratamento Conservador pela Técnica de Ponseti. Estiveram presentes grandes personalidades no tratamento dessa condição, incluindo Dr John Herzemberg, Dr Dror Paley, Dr Fred Dietz, Dr David Feldman, Dr Didier Moukoko, representando Dr Alain Diméglio, de Montpellier, além da grande celebridade do tratamento cirúrgico do pé torto, Dr Norris Carroll. Entre os monitores da técnica, estavam a Dra Monica Nogueira, de São Paulo, e a Dra Dália Sepúlveda, do Chile, duas dos quatro representantes da técnica Ponseti da América do Sul.

    • Ponseti no Chile
      A Dra Dália Sepúlveda é uma ortopedista envolvida com a técnica nos últimos anos, e já prepara a publicação de seus resultados iniciais com a técnica. Entusiasmada com a técnica, ela esteve com a Dra Monica Nogueira no último Congresso de Ortopedia Pediátrica em Florianópolis, Santa Catarina, em abril de 2001, e também em Baltimore.




    • Ponseti na África
      A técnica de Ponseti se espalha na África, devido ao maravilhoso trabalho dos Drs Shafique Pirani e J Norgrove Penny.
      No Simpósio para Tratamento do Pé Torto Congênito, parte do Curso de Correção de Deformidades oferecido pelo Rubin Institute for Advanced Orthopaedics, em Baltimore, Maryland, Estados Unidos, Dr Norgrove, da Uganda, no continente africano, mostrou um vídeo do grande impacto desse tratamento modificando de forma imponente a freqüência das deformidades não tratadas na infância. Um valente e desbravador trabalho de informação, divulgação da técnica e cuidadosa supervisão dos profissionais de saúde envolvidos faz com que essa atividade seja reconhecida internacionalmente por seu valor humanitário e modificador das condições de saúde de comunidades menos favorecidas.

    • Ponseti em Dallas
      No último congresso da Academia Americana de Ortopedia em Dallas, foram paresentados 4 trabalhos sobre o tratamento conservador de pé torto e apenas 1 trabalho sobre tratamento cirurgico. Dr. Ponseti e sua esposa Helena estiveram presentes.
      Neste congresso o Dr. Shafique Pirani falou do sucesso da divulgação e aplicação do método em outras regiões da África, além da Uganda.
      Dr. José Mocuende da Universidade de Iowa apontou a necessidade de apresntar o projeto de tratamento as unidades gorvenamentais responsáveis pela saúde nos países em desenvolvimento, pelo alto impácto de saúde obtido com relativamente baixo custo.